Entre em contato
pensadeiros na escola
o projeto de Extensão
O projeto de extensão Pensadeiros na Escola é uma ação conjunta de professores e alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.
Partindo da premissa de igualdade de inteligências e com base na Pedagogia da Pergunta, proposta de Faundez e Freire, queremos praticar a Filosofia com crianças. Neste período de isolamento social, em que o contato presencial com as crianças não é possível, pretendemos desenvolver as atividades com estudantes das licenciaturas da UFRJ e com docentes da Educação Básica.
No primeiro momento do projeto, faremos um ciclo formativo, com reuniões remotas quinzenais dos extensionistas com a equipe executora. Serão propostas leituras e discussões com base nas referências bibliográficas que fundamentam o projeto.
O material estudado e produzido poderá posteriormente se desdobrar em produção teórica e científica, com a possibilidade de participação em eventos acadêmicos e científicos.
No segundo momento do projeto, serão planejadas atividades a serem desenvolvidas com estudantes dos cursos de licenciatura da UFRJ e docentes do Ensino Fundamental I da Educação Básica.
Tão logo seja possível a presença na escola básica, retomaremos a proposta inicial da ação direta com crianças dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 8 anos.
Objetivo Geral do Projeto
Promover experiências de reflexão e investigação filosóficas orientadas para o desenvolvimento de atitudes e práticas de respeito, diálogo e solidariedade, tendo em vista a construção de um ambiente em que o valor da igualdade seja o pano de fundo da expressão de diferentes saberes, culturas, experiências e trajetórias.
Objetivos específicos
I) Em relação aos alunos e professores da escola de educação básica.
- Cultivar nas crianças o gosto pela experiência do pensamento, argumentação e discussão e os hábitos de espantar-se e perguntar. Estas práticas não serão tomadas como atividades de sujeitos que discorrem sobre objetos, mas como atividades de sujeitos imersos em uma realidade comum e atentos aos problemas e desafios dessa realidade.
- Discutir a possibilidade de que a atitude filosófica orientadora do projeto seja uma ferramenta pedagógica que possa ser proveitosa para o contexto educacional em geral, para além de conteúdos e disciplinas específicas, e ultrapassando a separação entre o dentro e o fora da sala de aula.
II) Em relação aos estudantes da UFRJ.
- Aproximar o estudante universitário das vivências e realidades da escola básica, e, especialmente, do universo da infância.
- Promover, por meio do diálogo da filosofia com a educação, uma atitude existencialmente comprometida, isto é, uma atitude de inserção e participação na realidade comum, tendo em vista possibilidades de transformação social.